top of page

O HAITI

A República do Haiti é um país caribenho situado na América Central, situado na ilha de Hispaniola, no Mar do Caribe. Sua única fronteira terrestre é a leste com a República Dominicana. Com extensão territorial de 27.750 quilômetros quadrados, o Haiti está totalmente situado no Hemisfério Setentrional (ao norte da linha do Equador) e no Hemisfério Ocidental (a oeste do Meridiano de Greenwich). A população é de aproximadamente 10,8 milhões de habitantes. A divisão administrativa é composta por nove departamentos subdivididos em comunas e distritos. A capital é Port Au Prince, e sua região concentra cerca de 1.200 mi pessoas. A cidade de Croix-des-Bouquets pertence à região metropolitana de Port Au Prince, e sua população é de aproximadamente 229 mil pessoas.

A economia haitiana é pouco desenvolvida, sendo o setor primário o principal responsável pela geração de receitas. O país possui um mercado livre, importando aproximadamente 80% de tudo que consome. A força de trabalho haitiana deriva, quase que exclusivamente, do trabalho informal. A instabilidade política do país dificulta a entrada de investimentos estrangeiros.

(Imagem - loucosporpraia.com.br)

A nação sofreu vários golpes militares, sendo governada por ditadores durante décadas, resultando na perseguição a opositores e na morte de muitos haitianos. Tal situação fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) interviesse na política nacional no ano de 2004, em meio a uma grave guerra civil no Haiti. O Brasil foi o responsável pelo processo de pacificação dentro do território haitiano, sob o comando do General Ajax Porto Pinheiro. Conforme dados da ONU, o Haiti detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente americano, medindo apenas 0.48. Entre os vários fatores que contribuem para essa situação estão: a baixa expectativa de vida, de apenas 60 anos; os serviços de saneamento ambiental são destinados a menos da metade das residências; a maioria dos haitianos vive abaixo da linha de pobreza, com menos de 1 dólar por dia; cerca de 60% dos habitantes são subnutridos; o índice de analfabetismo é de 38%; a taxa de mortalidade infantil é de 62 para cada mil nascidos vivos.

 

A cobertura de Saúde e Educação ofertada pelo governo haitiano é insuficiente, obrigando a população a cobrir os custos com Saúde e Educação. Toda essa realidade deixa a população haitiana exposta a uma crítica situação. Mesmo com todo o esforço realizado por entidades comprometidas com o desenvolvimento do país, o trabalho é insuficiente para o atendimento global dessa população. Além de todos esses problemas socioeconômicos, o Haiti é uma nação que sofre rotineiramente com catástrofes naturais, devido sua posição geográfica. De 1994 aos dias atuais, houve a passagem de onze furações e um terremoto de magnitude 7 na escala Richter, causando a morte de mais de 300 mil pessoas e deixando milhões desabrigadas.

bottom of page