top of page

NOTÍCIAS

Buscar
  • Foto do escritorJF / HAITI

Missionários da Arquidiocese de Juiz de Fora embarcam para o Haiti

Atualizado: 17 de jan. de 2019


Hoje dia, 11, três missionários irão para a missão no Haiti. O grupo, coordenado pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira e juntamente com ele o assessor do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Padre Leonardo Loures Valle e o jovem missionário Yago Motta , vão ficar no país por 10 dias, na cidade de Porto Príncipe. Impulsionados pelo ensinamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como Eu vos tenho amado”, eles levam na bagagem fé, amor e vontade de ajudar as pessoas que ainda vivem sob as consequências do terremoto que atingiu o país da América Central, em 2010.


Esta é terceira etapa do projeto “Missão JF/Haiti”. Em Julho, do ano 2017, um grupo de seis missionários e em maio de 2018, cinco pessoas da Arquidiocese de Juiz de Fora havia estado no país, onde, além de estudar a possibilidade da criação de uma base missionária da igreja no local, também realizaram trabalhos sociais junto à população local. Os missionários ficaram hospedados na cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti, na residência dos Freis Franciscanos na Providência de Deus, que já realizam as ações no país.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira em sua declaração ele ressalta que, a nossa arquidiocese tem uma vocação missionária, e tem como o tema: “Arquidiocese de Juiz de Fora, uma Igreja sempre em missão”. O projeto Missão JF/Haiti irá progredir no trabalho de contato com a Arquidiocese de Porto Príncipe, no sentindo de auxiliar tanto pastoralmente, quando socialmente na linha da caridade.


O jovem Missionário Yago, relata a sua expectativa de sua viagem “... é muito grande porque estou prestes a me deparar com uma realidade muito diferente e muito desgastada. Acho que nunca terei visto uma situação tão difícil na minha frente e seria assim uma maneira de entender as necessidades e propor medidas para ajudar o país. Acho que conhecendo uma situação onde as pessoas não tem o que comer e faltam condições básicas me faça mudar meu estilo de vida aprendendo a valorizar coisas que para nós são corriqueiras”.


O grupo chega dia 12 no Haiti e no dia 19, Dom Gil embarca para Panamá para poder participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontece nos dias 22 a 27 de Janeiro, no Panamá.


Dom Gil, como o restante do grupo conta com a oração de todos, para que se possa crescer muito o desejo da arquidiocese cada vez mais missionária.


Ana Maria Roberto


Outras informações: Projeto Missão JF/Haiti - Arquidiocese de Juiz de Fora - (32) 3229-5450

132 visualizações0 comentário
bottom of page